Com menos de um mês no ar o canal é reconhecido com o III Prêmio de Inovação Comunitária da BrazilFoundation.
Desde 2006 a Vila Esperança em Goiás/Go conta com o projeto de comunicação educativa Rádio da Vila. Num estúdio próprio, dentro do Espaço Cultural Vila Esperança, as crianças da Escola Pluricultural Odé Kayodê e egressas produzem programas de rádio, participando de todas as etapas do processo e tendo as oportunidades de se expressarem, darem suas opiniões e mostrar a sua forma de fazer comunicação. Os programas são ouvidos na Escola, estão disponíveis na internet no site do radiotube e vão ao ar diariamente nas rádios da cidade Vila Boa 87,9 FM e Treze de Maio 105,9 FM. Ao longo destes quase 12 anos a Rádio da Vila recebeu os prêmios “Nosso Onda” em 2010, e o 1º lugar no “Prêmio Nacional de Projetos com Participação Infantil” em 2016. Com os recursos destes prêmios o estúdio de rádio foi montado de forma adequada e com o prêmio recebido em 2016 foram adquiridos equipamentos básicos para a produção de vídeos.
Em 16 de junho de 2018 estreou no YouTube o canal “Rádio da Vila Esperança” com os primeiros vídeos produzidos pelas crianças participantes do projeto, crianças da EPOK e ex-alunos e alunas. O canal é tão novo que nem teve o endereço liberado ainda, sendo usado o provisório: https://www.youtube.com/channel/UCXa-eE8nqcMYKD8SvDuDy0w/featured
Apesar de recente, a atividade já tem tido repercussão. A começar pelas próprias crianças, que são fruto de uma nova geração que pouco assiste a TV mas que se liga nos canais do YouTube e YouTube Kids. Gabriel, Maria Eduarda, Iara, Maya, Heloá, enfim, praticamente todas as crianças disseram em casa a mesma frase: “Estou realizando o sonho de ser YouTuber”. Maya, aluna do sexto ano de uma escola local e que concluiu o quinto ano na EPOK, foi surpreendida na nova escola. “O primeiro vídeo em que eu apareço foi publicado no fim de semana e quando eu cheguei na segunda meus colegas de sala já tinham assistido”.
III Prêmio de Inovação Comunitária
Em 11 de julho a BrazilFoundation anunciou as 54 iniciativas comunitárias (OPs) que receberão investimentos . Lançado em 2015, o prêmio nasceu para atender a demandas urgentes do setor social, que passa por grandes desafios, democratizar acesso a recursos, estimular o protagonismo local e incubar tecnologias sociais inovadoras. Este modelo de filantropia compartilhada e colaborativa visa financiar iniciativas que estão fora do radar de investidores por não serem formalizadas; democratizar a decisão de alocação do recurso; testar a ideia de que organizações financiadas podem ser financiadoras; estimular protagonismo local e criar um ecossistema que favoreça a criação de novas tecnologias sociais. fonte: brazilfoundation.org
A Vila Esperança, por meio do educador responsável pela Rádio da Vila Haroldo Nélio, inscreveu o projeto Pequenos Youtubers. Comunicação Educativa Rádio da Vila Esperança – Goiás, GO. Segundo Haroldo, o recurso vai ser destinado para aquisição de equipamentos de iluminação e outros visando a melhoria da qualidade dos vídeos. Os educadores e crianças também passarão por uma “formação youtuber” realizada com uma estudante do último período do bacharelado de Cinema do IFG. “Estamos buscando dar qualidade técnica à expressão e criatividade das crianças” completou Haroldo.