No capítulo 10 do podcast “Gerações em Sintonia” da Rádio da Vila, tivemos a participação de Vovó Belô. Em uma conversa carinhosa com seu neto Antonio e com a estudante Nina, ela compartilhou sua experiência enriquecedora ao participar do projeto “Ayé Dun, Alegria de Viver” na Escola Pluricultural Odé Kayodê, que une gerações ao trazer avós para o cotidiano escolar das crianças.
Vovó Belô revelou o quanto essa convivência é gratificante. “Toda vez que eu falo que vou pra escola o olhinho do Antonio brilha, aí eu fico mais feliz ainda de ir pra escola”, disse ela, radiante. Ela também contou sobre seu papel especial na escola, onde, semanalmente, participa das atividades e prepara o lanche para os pequenos. “Estou amando vir aqui na escola. Eu venho toda a quarta-feira, pra fazer o lanche pras crianças, e não dá vontade nem de ir embora. Pelo carinho das crianças, todas me abraçam e me toma a benção. Eu fico feliz demais, vou embora muito feliz porque é um dia muito importante pra mim, por estar com as crianças na escola”, afirmou, destacando a importância do vínculo criado.
Vovó Belô elogiou a acolhida calorosa das crianças e a forma como a escola promove o respeito e o afeto entre as gerações. “O carinho de vocês, o agradecimento de vocês, faz eu me sentir muito melhor, muito mais feliz. Sou muito agradecida a vocês por me acolher nessa escola maravilhosa”, disse, visivelmente emocionada.
Durante o podcast, ela também descreveu a Escola Pluricultural Odé Kayodê como um espaço único, que estimula o pensamento e a conexão com a família. Para ela, é uma escola que “interage com a família, e isso é muito importante, não só pras crianças mas também pra nós, da terceira idade”, e completou: “conviver com a criança é muito importante. A gente tem experiência, mas também aprende muito com elas, principalmente aqui na Vila Esperança, onde as crianças têm muito respeito e atenção pela pessoa mais velha, e isso é muito importante.”
Sobre cuidado e afetividade na Odé Kayodê ela falou: “Vocês são crianças que uma cuida da outra. Eu vejo um coleguinha cuidando do outro. O respeito que um colega tem pelo outro e com a gente que é mais de idade. É muito bonito o carinho e o amor que vocês tem com o colega e com os avós que estão vindo pra cá. Muito bonito o jeito que vocês tratam a gente“.
Esse depoimento reflete não só a satisfação de Vovó Belô, mas também a importância do projeto Ayé Dun, de Educação Intergeracional, que constrói pontes entre as gerações, valorizando o saber dos mais velhos e o aprendizado mútuo. Vovó Belô enxerga a Odé Kayodê como um espaço de cuidado e respeito, onde as crianças aprendem não apenas conteúdos escolares, mas também valores de convivência, carinho e solidariedade.
Projeto Ayé Dun – Alegria de Viver
Educação Intergeracional
Espaço Cultural Vila Esperança
Itau Viver Mais
@itauvivermais