Uma Viagem Cultural e Educativa pelas Raízes Africanas e Afro-Brasileiras na Escola Pluricultural Odé Kayodê.
No dia 22/11/2024, a Escola Pluricultural Odé Kayodê, no Espaço Cultural Vila Esperança, viveu um momento de exposição dos aprendizados com o Ojá Layê ! Esse evento foi resultado de semanas de estudos e aprendizagens significativas, mostrando que toda atividade aqui na Vila tem um propósito maior. Como bem disse a Pérola, de 11 anos: “Toda atividade que fazemos aqui na Vila, estudamos muito sobre ela para entender o sentido das coisas.”

O Ojá Layê foi um evento rico em aprendizagem, com destaque para atividades que exploram as culturas africanas e afro-brasileiras, como o estudo das comidas tradicionais, com uma oficina prática de Acarajé ministrada por Regina, avó do Cauê, e a exposição sobre os Big Five, acompanhado pela criação de máscaras africanas em barro com Samuel de Sá, pai da Catarina e do Natan. A literatura afro-diaspórica esteve presente com obras como “Meu Crespo é de Rainha” e “Minha Dança Tem História” , de bell hooks, e “Kakopi Kakopi” , de Rogério Andrade Barbosa, que inspiraram brincadeiras tradicionais africanas. Canções como “Dudu Mo Dudu” e “África” aproximaram-se das crianças da musicalidade afro-brasileira.

Reflexões sobre personalidades como Nelson Mandela e Leodegária de Jesus, debates sobre o Apartheid e o Movimento Negro Unificado, além de entrevistas com figuras locais como a vereadora Elenizia da Mata e o Mestre de Capoeira Chuluca, enriqueceram ainda mais a experiência.

Esse dia foi uma celebração da cultura, da história e da identidade afro-brasileira, reforçando o compromisso da nossa comunidade com o respeito e o aprendizado sobre nossas raízes.
