Entre os dias 13 e 17 de janeiro de 2025, a Vila Esperança promoveu uma semana de planejamento para o início das aulas na Escola Pluricultural Odé Kayodê, com estudo e reformulação do PPP, organização do quadro funcional e estudos. Esse momento foi essencial para preparar a equipe pedagógica e fortalecer as estratégias educacionais que guiarão o ano letivo.
Dois destaques marcaram a semana: no dia 16 de janeiro, ocorreu o início do III Ciclo de Formação em Letramento Racial, enquanto no dia 17 foi realizada uma formação sobre alfabetização.
Dia 16 – III Ciclo de Formação em Letramento Racial
A formação, organizada pelo Obiah – Grupo de Estudos Interculturais da Linguagem da Universidade Federal de Goiás (UFG), abordou os avanços e desafios na desconstrução de preconceitos e racismo. Sob a condução das pós-doutoras Rosinalda Corrêa da Silva Simoni, Tânia Ferreira Rezende e do mestrando Tarcílio Roberto Lima Neto, a atividade foi composta por experiência prática com a privação de visão e audição, seguida de reflexões sobre a interseção entre raça e gênero/sexualidade e atividade focada no diálogo sobre identidades raciais, encerrada com uma roda de reflexão.
Dia 17 – Formação em Alfabetização
Sob a orientação de Rosângela Magda de Oliveira Souza, a formação trouxe uma abordagem prática e teórica sobre alfabetização, estruturada em etapas que incluíram atividades práticas e estudo de conceitos, métodos e os cliclos de alfabetização e letramento. Os participantes tiveram a oportunidade de estudar conceitos fundamentais e dialogar sobre métodos e estratégias pedagógicas, promovendo um alinhamento com os princípios pluriculturais da escola.