O babalorixá Robson Ifatoki participou das comemorações dos 200 anos do Hospital São Pedro, na cidade de Goiás.
O Culto Ecumênico , realizado em comemoração ao bicentenário do Hospital de Caridade São Pedro d’Alcântara , aconteceu no dia 25 de janeiro de 2025 e contou com a presença do Babalorixá Robson Ifatoki , do Pastor Marlon , do Frei Cristiano e do Senhor João, do Centro Espírita Kardecista.
Durante a celebração, o Babalorixá Robson destacou a memória dos antepassados indígenas e negros escravizados, homenageando todo o povo que contribuiu para a construção não só do hospital, mas também de toda a Cidade de Goiás .
Hospital São Pedro
No ano de 1825, o Hospital São Pedro foi inaugurado sob a proteção de D. Pedro I, pela Carta Imperial de 25 de janeiro, para servir de abrigo aos enfermos e pobres indigentes. A instituição nasceu do desejo de um grupo local influente, que reconhecia um mal social: a ausência de assistência aos destituídos e enfermos. O Hospital acolhia pessoas com distúrbios mentais, doentes e necessitados, fossem eles homens livres ou escravizados. Ao longo do tempo, o São Pedro de Alcântara assumiu os serviços de assistência específicos das Misericórdias, tais como o de auxílio aos pobres, aos presidiários e aos morféticos, além da responsabilidade dos enterros na cidade. Hoje, o Hospital São Pedro é uma instituição privada sem fins lucrativos que atende a população de mais de 430.000 habitantes em um raio que abrange 46 municípios da região. Atualmente, é o único hospital da Cidade de Goiás, atendendo também como área de influência primária os 16 municípios mais próximos. Texto: www.hospitalsaopedro.org.br