O Iphan, em parceria com a Federação Brasileira dos Albergues da Juventude, promoveu o Fórum que reuniu mais de 50 jovens brasileiros e de 18 países convidados, na faixa etária de 18 a 24 anos, selecionados em um concurso de projetos sobre o patrimônio mundial. O encontro visa sensibilizar os jovens para a importância da preservação do patrimônio cultural e nos dez dias em que ficaram reunidos os jovens fizeram uma turnê por quatro cidades e sítios inscritos na lista do Patrimônio Mundial, finalizando o encontro em Brasília, onde participaram da cerimônia de abertura da 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial.
Jovens do “Forum do Patrimônio Mundial” participam de Ojó Odé na Vila Esperança
No trajeto à Brasília os jovens estiveram em Goiás onde, no dia 22 de Agosto de 2010, conheceram o Espaço Cultural Vila Esperança e lá participaram do Ojó Odé, tarde cultural afrobrasileira que conta com o apoio do Criança Esperança. Conheceram as danças e comidas da cultura afrobrasileira e participaram de oficinas de Penteados afro, Capoeira, Percussão, Modelagem em barro, Jogo de Orí e Adornos.
“Estou muito agradecida por estar aqui. É um lugar lindo! Ao chegar, me dei conta de que existem muitas coisas, mais fortes dos que eu conhecia.” Luzia, Jovem do Paraguai, sobre a Vila Esperança.
Segundo a mineira Marise, 18 anos, as oficinas do Ojó Odé são uma forma de educação patrimonial e ajudou os jovens do Fórum a conhecer um pouco desta cultura, patrimônio imaterial que ela aprendeu a valorizar.