Olha só o que o site “Viagem e Sabor” escreveu sobre a Vila Esperança:
A Vila Esperança
Outro trabalho importante de resgate cultural é feito na cidade. Este, com descendentes de quilombolas da região e crianças de famílias pobres. O projeto do espaço Cultural Vila Esperança teve início há 15 anos com o intuito de trabalhar com a afirmação da identidade cultural das crianças de origem indígena e afrodescendentes.
“Nosso trabalho ensina de forma lúdica e artística as questões consideradas fundamentais para a conquista da auto-estima e da cidadania”, diz a italiana Lucia Agostini, uma das fundadoras da “Vila”.
Entre as atividades desenvolvidas com a comunidade está o resgate culinário. Pratos como vatapá, acarajé, entre outros comuns na Bahia, são feitos de forma comunitária nos dias de festa.
Quinzenalmente é realizado o dia festivo Ojó Odé, que recebe a comunidade e visitantes. Na programação desta festa podemos citar a leitura de histórias africanas, danças e cantos, percussão, capoeira e oficina de culinária africana, onde crianças e adultos aprendem a preparar pratos como o acarajé, purê de inhame, e manjar. Há também o ensaio do afoxé, algo que ninguém imagina encontrar no interior de Goiás.
Assim como a comemoração afro, são realizados, o Porancê Poranga, confraternização para a vivência dos costumes indígenas, onde também acontecem, aulas de música, artesanato e, novamente, a oficina culinária. E desta vez os pratos ensinados e feitos por quem participa da festa são a mandioca com carne, beiju, polvilho, farinha e pratos a base de milho.
O projeto sem fins lucrativos utiliza como fonte de renda, para manter a Vila Esperança, uma loja onde são vendidos produtos africanos e de umbanda. E um pequeno e simpático café chamado Grão Café Realejo, onde são servidos deliciosos crepes com sabores bem regionais como frango com pequi, carne com guariroba, milho verde, cajú, goiaba com queijo, doce de leite e abóbora com côco. No Grão café ainda há um espaço para apresentações teatrais e de música.
Entre no site “Viagem e Sabor” para ler a matéria completa sobre a cidade de Goiás:
http://www.viagemesabor.com.br/noticias/roteiros/br/centro_oeste/ouro/goias