Na noite de sábado, 22/10/2011 às 20 horas, aconteceu a Sacyzada na Vila Esperança com Coquetel do Sacy, a Batucada do Sacy, o Lançamento do Radioconto “O Sacy na Vila Esperança” ganhador do Edital “Nossa Onda”, o Lançamento do livro “A Menina Passarinha” e Relançamento do Livro “Deu Queimada no Cerrado” de Diane Valdez.
A SACYZADA
Estudamos sobre o folclore e principalmente sobre o Sacy. Assistimos filmes bem legais, teve histórias na rádio, estudos na roça “Caminho das águas”… brincamos e divertimos bastante. Até que foi chegando o dia de apresentar e ensaiamos a “Batucada do Sacy”. Tia Micky e tia Adriana foram nas escolas convidar para o lançamento do livro “A Menina Passarinha” e Relançamento do Livro “Deu Queimada no Cerrado” de Diane Valdez, que estavam incluidos na Sacyzada.
No dia 22 de outubro de 2011, no sábado pela manhã, foi a oficina de Diane Valdez no Quilombo da Vila Esperança. Brincamos de adivinhas, a Diane contou estórias, nós conversamos, criamos estórias e Olinda e Mirela entrevistaram a Diane.
A noite, quando todos os adultos e crianças chegaram foram pro Quilombo. As 20 horas chegamos e cantamos com a tia Lucia e com o tio Robson. O Quilombo estava decorado com fragmentos do livro “A Menina Passarinha” , bandeiras vermelhas com sacy, de repente quem aparece?… Dr. Ycas. O Dr. Ycas, um saciólogo, veio investigar se tinha algum sacy, e contou um pouco sobre o sacy. Depois fomos para o Memorial e vimos fotos da entrega do nosso prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade do Iphan e Ministério da Cultura que premiou o Afoxé e Ojó Odé. O Tio Robson contou sobre a entrega do prêmio em Brasília e bateu um papo com o Ycas sobre o Sacy. Depois da conversa aconteceu o lançamento do Radioconto “O Sacy na Vila Esperança” produzido na Rádio da Vila e ganhador do Edital “Nossa Onda”. Depois a criançada apresentou a Batucada com tambores feitos de material reciclado. Tocamos Muito!!! E finalmente Diane Valdez lançou o seu livro. Foi muito legal! Teve comida, doces e o livro da Diane autografado por ela.
Mas não terminou por aí. Essa semana é de estudos e vivências da cultura brasileira. A Sacyzada vai até 30 de outubro. Para fechar com chave de ouro neste dia, na Bodega Fantástica, tem o “Caldeirão do Sacy” com feijoada beneficiente a 10 reais e o Samba de roda da vila.
texto de Ana Clara, Arthur, Olinda, Bruno, Julia e Wiliandra.
veja mais fotos no Facebook da Vila
Nossa Onda
Iniciativa do Ministério da Cultura, o edital Nossa Onda contemplou projetos de programas radiofônicos, com 15 minutos de duração cada, em duas categorias: radiodocumentário e radioconto. De um total de 297 projetos inscritos de todo o Brasil, foram selecionados 52 propostas. O Sacy na Vila Esperança foi um dos premiados na categoria radioconto.
Radioconto: O Sacy na Vila Esperança
Este nosso Sacy é um ser encantado que nasceu num pé de pequi… Pois é! Sacy goiano nasce é no pequizeiro. Suas aventuras atravessam o tempo para contar as brincadeiras com os índios Goyá, a cultura que aprendeu com os africanos e como, com o português, ele vira um menino comum. Um dia, no entanto, encontra um lugar mágico chamado Vila Esperança, um espaço pluricultural onde o Sacy pode ser ele mesmo.
clique aqui para ouvir o radioconto do Sacy www.cultura.gov.br/nossaonda