Notícias

O Caruru de Ibeji no Dia da Consciência Negra comemorou os 20 anos da Vila Esperança.

A celebração do Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, teve um sabor especial para a cidade de Goiás em 2011. O Espaço Cultural Vila Esperança realizou o Caruru de Ibeji,  comemorando o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade que recebeu do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN e Ministério da Cultura na categoria Educação Patrimonial com as ações Ojó Odé e Afoxé Ayó Delê: Vivências Afrobrasileiras.

Estiveram presente autoridades do âmbito local, estadual e representantes do governo de Goiás. No entanto a tarde de domingo foi de festa mais do que uma cerimônia, como comentou Robson Max, diretor da Vila Esperança que também falou da importância da conquista do Prêmio do IPHAN: “A gente fica feliz pelo reconhecimento de gente muito competente que trabalha na arte, na educação, na cultura e na preservação do patrimônio no Brasil inteiro. A gente tem ambição sim, não por prêmios, mas ambição de fazer diferença no mundo e de colaborar com as ações que visam o bem da comunidade, do país, do mundo e da humanidade”.

A Superintendente Estadual do IPHAN em Goiás Salma Saddi também falou sobre a Vila Esperança e o Prêmio Rodrigo Melo: “É um prêmio que foi criado pelo IPHAN e está na sua 24ª edição. Ele reconhece sete categorias de trabalho em prol do patrimônio cultural no Brasil. O maior número de inscritos esse ano foi na categoria educação patrimonial, e foi justamente nessa categoria que a Vila Esperança recebeu esse prêmio. Nós temos hoje certeza que o  caminho educativo que a Vila Esperança fez está bem traçado e esse rumo está bem alicerçado. O projeto da Vila chega a vários lugares do mundo pra que as pessoas percebam que vale a pena sonhar. É por isso que ela é tão séria e é por isso que a gente acredita nela. Por que ela não é de ‘oba oba’, ela não entra em nada que não seja sério. Quando a gente procura a Vila pra trabalhar, procura com muito cuidado, com muito respeito, por que sabemos que tudo o que acontece aqui é de forma muito corajosa. A Vila Esperança é um lugar de resistência, de luta, que nos orgulhamos profundamente. Eu sou uma cidadã vilaboense e posso falar, enquanto cidadã vilaboense, que esse é um espaço abençoado, um espaço que merece dos nossos governantes todo o respeito e toda a dedicação possível”.

A festa contou com crianças que se divertiram e brincaram bastante no pula-pula,  no parquinho, na casa de Ibeji e comeram muito algodão-doce. Os pais, os vizinhos, os amigos e toda a comunidade educativa da Vila Esperança apreciaram o Samba de roda, o Coral Irê Omi, e um grande e delicioso banquete que além do Caruru teve Xixim de galinha, Acarajé, Vatapá, Abará, Omolucum, Manjar, doces, e muito mais…

O Caruru de Ibeji é parte das comemorações dos 20 anos do Espaço Cultural Vila Esperança.

VEJA MAIS FOTOS NO facebook.com/vila.esperanca

 

Comments are closed.

Powered by: Wordpress