Rádio da Vila vai oferecer curso de introdução ao radialismo para crianças da cidade de Goiás.
Durante os meses de Setembro e Outubro crianças da Escola Pluricultural Odé Kayodê e alunos egressos participarão do curso que visa instrumentalizar a prática de produção em rádio, com formação crítica e comprometida com as mudanças sociais.
O curso irá mostrar aos alunos um pouco da história e funcionamento do Rádio, ensinar técnicas de locução e produção utilizando vídeos, aulas expositivas, textos e, principalmente, áudios de diferentes produções radiofônicas. Estão previstas, também, visitas às rádios da cidade de Goiás.
“A idéia é dar empoderamento para que o resultado das produções criativas das crianças sejam ainda mais bonitas”. Revela o educador Haroldo Nélio. Empoderamento é a conscientização e participação em relação a vida social. É um neologismo que vem do inglês, empowerment, usado pela primeira vez por Paulo Freire, o qual lhe deu um sentido filosófico de mudança, conquista, avanço e superação.
Uma rádio para criança soltar a voz
A Rádio da Vila nasceu no Espaço Cultural Vila Esperança em Novembro de 2006, ligado à Escola Pluricultural Odé Kayodê. Desde o início sua proposta é dar espaço à criatividade das crianças. É uma rádio feita por criança para criança. O Projeto de Comunicação Educativa Rádio da Vila, promove múltiplos letramentos na escola, entre eles o midiático-radiofônico.
“O aluno é capaz de discutir e não apenas ler, mas também produzir boas leituras, com uma visão socialmente ampla,” Explica Haroldo.
A Rádio da Vila funciona por meio de um sistema de som interno do Espaço Cultural Vila Esperança e as produções das oficinas de comunicação educativa dão origem a um programa que vai ao ar de segunda à sexta para toda a cidade de Goiás pela Rádio Educativa 13 de Maio 105,9 Fm às 16 horas, e às sextas pela Rádio Comunitária Vila Boa Fm 87,9.
Formação para educadores
Paralelo ao curso para crianças também será oferecido oficinas de rádio educador, atendendo a um pedido feito pelos próprios professores e professoras, para que o trabalho com o Rádio na escola seja cada vez mais integrado.
saiba mais em www.vilaesperanca.org