Notícias

Afoxé Ayó Delê é premiado pela preservação do patrimônio cultural

Afoxé Ayó Delê, realizado com crianças do Espaço Cultural Vila Esperança, é premiado pela preservação do patrimônio cultural das comunidades de matriz africana

O projeto Afoxé Ayó Delê, do Espaço Cultural Vila Esperança, da Cidade de Goiás, foi um dos vencedores do Prêmio Patrimônio Cultural dos Povos e Comunidades de Matriz Africana – Apoio e Fomento ao Patrimônio Cultural de Comunidades de Terreiro. A premiação, promovida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), tem como objetivo reconhecer ações de preservação, valorização e documentação já realizadas e que mereçam divulgação e reconhecimento público, devido a sua originalidade, excepcionalidade ou caráter exemplar. Essa foi a primeira edição do Prêmio promovido pelo IPHAN, como parte do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI), instituído pelo governo federal ainda em 2000.

O Afoxé Ayó Delê foi um dos 25 aprovados na categoria que premiou ações de preservação desenvolvidas por associações representativas dos povos e comunidades tradicionais de matriz africana (comunidades de terreiro) no Brasil. O projeto da Cidade de Goiás se encaixou no item de ações voltadas à valorização e promoção de iniciativas sociais que envolvam a comunidade, mediações de conflitos e formação para gestão dos membros dos terreiros e comunidades do entorno.

O Afoxé Ayó Delê foi criado em 2000, como parte do projeto social, educativo e cultural do Espaço Cultural Vila Esperança, voltado para as crianças da Escola Pluricultural Odé Kayodê. O Afoxé é uma ação afirmativa, que ultrapassa a função de entretenimento cultural, configurando-se em forma de luta por meio da palavra cantada, da música e da beleza afro-brasileiras.

Comments are closed.

Powered by: Wordpress