Notícias

Oficina de Capoeira Angola no IFG

No dia 01 de outubro de 2015, foi realizada no IFG Campus cidade de Goiás a oficina: “A capoeira como manifestação de luta pela igualdade étnico-racial”, ministrada pelo professor Gustávio da Silva Pinheiro, juntamente com alguns integrantes do grupo de capoeira angola “Ouro Verde”, que realiza suas atividades no Espaço Cultural Vila Esperança.

veja mais fotos em facebook.com

A proposta da oficina surgiu a partir do trabalho que vem sendo realizado nas aulas de Educação Física sobre o tema: “Igualdade étnico-racial”. Ao longo do último mês, foram realizados estudos sobre a cultura afro-brasileira, sobretudo no que se refere à capoeira. Os alunos fizeram pesquisas e puderam adquirir um conhecimento maior sobre a esportização desta manifestação cultural, sobre os aspectos religiosos e as questões de gênero envolvidas na capoeira e também sobre a presença dessa prática corporal nas diferentes regiões do Brasil e do mundo.

A escolha por este conteúdo foi impulsionada pelo desejo de contribuir com o evento promovido pelo Instituto Federal de Goiás em parceria com a UEG Universidade Estadual de Goiás e UFG – Universidade Federal de Goiás: “Jornadas pela igualdade étnico-racial”, que aconteceu no último dia 28/09 e envolveu alunos e professores destas instituições e também pessoas da comunidade vilaboense.

Por meio da oficina realizada no dia primeiro, os alunos puderam se aproximar ainda mais da cultura afro-brasileira de forma bastante prazerosa e lúdica, aprendendo um pouco sobre a capoeira angola, sobre os instrumentos musicais que compõem a roda de capoeira, além de algumas questões filosóficas que norteiam a sua prática. De forma geral, foi um momento bastante enriquecedor para os alunos e, sem dúvida, contribuiu significativamente para sua formação humana.

fonte: site do IFG –  http://www.ifg.edu.br/

Comments are closed.

Powered by: Wordpress