Exibição na UEG, no dia 10_11_15 contou com a participação de Robson Max como debatedor.
A Exibição do filme “Pierre Verger: mensageiro entre dois mundos” foi mais uma atividade do Projeto Cine Afro-Educação edição 2015, promovido pelo Pibid de História da UEG da cidade de Goiás, em parceria com a Vila Esperança e IFG. No auditório da UEG estavam alunos e docentes da instituição, de escolas locais como Alcide Jubé, Aplicação e demais pessoas da cidade de Goiás e do Espaço Cultural Vila Esperança e IFG. As reflexões foram conduzidos pelo antropólogo Robson Max. Os momentos de diálogos sobre o filme e tudo o que ele traz foram ricos e ampliaram as visões sobre as culturas africanas e afro-brasileiras.
O Projeto
O Cine Afro-educação é um projeto de extensão da Coordenação De Extensão UEG Goiás desenvolvido no interior do Subprojeto de História PIBID/CAPES realizado na licenciatura em História e que conta com 9 bolsas para licenciandos financiadas pelo Governo Federal.
O filme
O documentário fala sobre a vida e obra do fotógrafo e etnógrafo francês Pierre Verger. Narrada e apresentada por Gilberto Gil, a produção foi dirigida por Lula Buarque de Hollanda e mostra como, após viajar ao redor do mundo como fotógrafo, Pierre Verger radicou-se em Salvador da Bahia em 1946. Foi onde passou a estudar as relações e as influências culturais mútuas entre Brasil e o Golfo do Benin, na África, debruçando-se nas pesquisas sobre o candomblé.