Cortejo afro promovido pelo Espaço Cultural Vila Esperança teve sua saída anual no dia 14 de maio pelas ruas da cidade de Goiás.
Houve de tudo na saída anual do Afoxé Ayó Delê. Durante os toques iniciais na porta da Vila Esperança a chuva, que a muito não se via em Goiás, caiu de forma tranquila, molhando o chão e refrescando a alma. Assim que a sereia, conduzida pelas mulheres, voltou pra casa a chuvinha encerrou sua participação. Seguiu então o cortejo pelas ruas centenárias da antiga capital do estado, todas elas às margens do rio Vermelho. E foi ali, entre a casa da poetisa Cora Coralina e a Cruz do Anhanguera, que Ọṣun foi homenageada, em meio a uma família de patos e os peixes que vieram compartilhar da festa. Uma linda saudação às forças que nos sustenta, e que foi concluída com um Sara àsè, um banquete com comidas da culinária africana e afro-brasileira e muitos doces no pátio de Ọṣun. O Afoxé é mesmo uma festa de encantos que mexe com todos os sentidos, com cheiro, sabor, música, ritmo e cores. Um encantamento que enche a cidade de Goiás de ouro, às margens do rio que foi saqueado por bandeirantes e que agora, do alto de sua cruz anhanguera, tem que enxergar o rio e todas as minorias (que juntas formam a maioria) se manifestarem e se empoderarem mostrando que a realeza está presente em cada uma e cada um. Viva o Afoxé!
Afoxé Ayó Delê
“O Afoxé do Espaço Cultural Vila Esperança sai nas ruas de Goiás desde o ano 2000. Traz história e cultura para o povo vilaboense. O Afoxé Ayó Delê que significa ‘alegria da casa’ é uma vivência da cultura afrobrasileira que relembra alguns deuses da religião africana: fogo, terra, água e ar. Ele também homenageia os orixás, Exú, Odé, Oxum e Oxalá. Lá levamos energia para Goiás e o mundo. Através do rio, pessoas, o ar e a terra.
O rio vermelho lava a tristeza, o racismo e a ganância de todo povo. Antes o Afoxé era comemorado no carnaval, agora é comemorado no segundo sábado de maio. Pois já que o Afoxé faz tanta homenagens a tantas mulheres porque não acontecer perto do dia das mães?!
O Afoxé é um desfile de culturas e esperança de um mundo melhor mas que também relembra nossas heranças e a força dos nossos antepassados, de reis e rainhas que estão vivos em nós!
Axé! ” Maya do Anjos, aluna da Escola Pluricultural Odé Kayodê do Espaço Cultural Vila Esperança
VEJA MAIS FOTOS NO FACEBOOK