Sessão de cinema reuniu mais de 80 crianças para discutir a temática indígena
Foi realizado no dia 18 de abril de 2017 sessão de filmes do projeto de extensão Cine Erê com temática indígena que teve a participação de mais de 80 estudantes de duas escolas de educação infantil: Escola Pluricultural Odé Kayodê/Vila Esperança e Escola Quilombinho/Asas de Liberdade. Na sala de cinema Casa da Lua, no espaço cultural Vila Esperança, foram exibidos os filmes: “Tainá – Kan: a grande estrela” e “Naiá e a Lua” com discussões significativas sobre os povos indígenas, além de oficinas de construção de boneca de barro karajá e grafismo indígena.
Participaram do IFG os servidores Haroldo Campelo, Emicleia Pinheiro, Renata Falleti e a docente Ádria Borges. O objetivo do projeto é contribuir na promoção da educação para as relações étnico-raciais. Segundo Emicleia Pinheiro, coordenadora do projeto, as ações previstas dialogam diretamente com a obrigatoriedade do ensino de História Africana e Afro-brasileira, especificado na lei 10.639/2003 e indígena na lei 11.645/2008, para o currículo da educação básica, além disso, atende a necessidade do ensino superior em formar pessoas, principalmente professores, para trabalharem com a temática. “O projeto busca formar cidadãos que combatam os preconceitos étnico-raciais, contribuindo para a construção de uma sociedade com igualdade de direitos e oportunidades”.
Além do IFG, o projeto envolve várias instituições de ensino da cidade de Goiás como a Universidade Estadual de Goiás (UEG), a Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Espaço Cultural Vila Esperança. Amanhã, dia 20 de abril, todos os participantes do projeto participam da vivência indígena Porancê na Vila Esperança.
A próxima ação do projeto está prevista para o dia 16 de maio com uma sessão de cinema na tenda do IFG, organizada pelos alunos que cursam a disciplina com temática quilombola ministrada pela professora Ádria Borges.
Comunicação Social/câmpus Cidade de Goiás
Veja mais fotos do Cine Erê no Espaço Cultural Vila Esperança