Professor Elikia M’bokolo, do Congo, esteve na Vila nos dias 14 e 15 de setembro 2017
A última quinta e sexta foram especiais. Mais um daqueles dias em que a África se fez presente na Vila Esperança. Desta vez recebemos a visita do professor congolês Elikia M’bokolo membro da Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais (Paris) / UNESCO. Um dos envolvidos na difusão da coleção História Geral da África e que apresenta a mais de 30 anos um programa sobre história africana na Rádio França Internacional.
Na quinta o professor Elikia visitou o Espaço Cultural Vila Esperança. Conheceu um pouco da história do lugar e das atividades culturais desenvolvidas como as oficinas de cerâmica, capoeira e jogo de Orí (Mancala). Conheceu o estúdio da Rádio da Vila onde assistiu um vídeo sobre o projeto que é reconhecido nacionalmente através do Prêmio Nacional de Projetos com Participação Infantil. No Quilombo, o professor Elikia conheceu o Samba de Roda e o Jongo. Elikia M’bokolo afirmou se sentir em casa na Vila Esperança, como se estivesse na África. Utilizando o mapa daquele continente explicou pras crianças onde nasceu e que seu nome em português significa justamente “Esperança”. O historiador congolês disse estar feliz e muito surpreso por conhecer um projeto assim “Encontrei aqui as tradições africanas tão vivas e tão presente sobretudo com os jovens. Tenho uma esperança muito grande vendo isso aqui acontecendo. É uma surpresa e me dá força pra continuar.”
No segundo dia da visita o Professor Elikia M’bokolo guiado pelas crianças visitou a Escola Pluricultural Odé Kayodê para conhecer a metodologia de educação que segundo ele é única e inovadora “Vocês aqui não ensinam as crianças a reproduzir as coisas, mas a usar a criatividade”. Na Casa da Lua o professor assistiu um vídeo das atividades ocorridas em 2016 incluindo as comemorações dos 25 anos da Vila. Ali houve uma roda de conversa com algumas crianças e educadores.
Em seguida foi a vez da criançada entrevistar o professor Elikia nos estudios da Rádio da Vila. O historiador congolês falou sobre sua infância, sobre ancestralidade, cultura, história e afirmou às crianças: “Vocês estão prontas, já são radialistas de verdade. Eu não conheço um projeto como o de vocês nem no Congo nem na França” afirmou ele que produz e apresenta a 30 anos um programa sobre África na Rádio França Internacional.
Foram dois dias muito especiais em que o professor Elikia M’bokolo reconheceu a África na Vila Esperança: “Falarei sobre a Vila Esperança em todo o lugar que for e um dia voltarei”.
Agradecimentos
A vinda do professor Elikia M’bokolo à Vila Esperança ocorreu por meio do NEAAD – Núcleo de Estudos Africanos e Afro-Diaspóricos e Neabi Nuances, com empenho especial do professor Euzébio Carvalho (UEG), Ádria Borges e Janira Sodré (IFG).
Ouça a entrevista com Elikia M”bookolo
Parte o1
Parte 02
Parte 03