Projeto leva a Vila Esperança à escolas da região
Na tarde de terça, 31 de outubro, nove educadoras e educadores da Vila Esperança estiveram em uma escola da zona rural acompanhados de 18 crianças da Escola Pluricultural Odé Kayodê. O objetivo foi fazer arte, educação e cultura com as crianças daquela localidade. Cerca de 30 crianças da Escola Municipal Terezinha de Jesus entre Educação Infantil e 5° ano participaram da tarde de “Vila, lá” nesta que é uma escola rural de Buenolândia (Distrito de Goiás).
A tarde foi especial já que 31 de outubro é o dia nacional do Sacy. Em roda as crianças ouviram as histórias do Saci Pururuca e do Sacy na Chácara Caminho das Águas contadas pelos educadores Miky e Regimar respectivamente. Maya dos Anjos, 9 anos, mostrou um pouco das suas pesquisas com Saciólogos, na qual encontrou a catalogação de cinco espécies diferentes de Sacy.
A escola Terezinha de Jesus ofereceu um delicioso lanche para as crianças. Em seguida foi a vez de fazer roda para o “CirandErê”: ciranda, brincadeiras tradicionais, brinquedos antigos e um papo sobre a importância do brincar.
A professora Tânia, daquela escola, também entrou na roda e jogou baliza (cinco Marias). “As crianças adoraram. Conheceram brincadeiras novas que elas, como moradoras do campo, deveriam conhecer pois são brincadeiras tradicionais. Foi uma experiência muito rica pras nossas crianças” destacou a professora Tânia Marques.
O projeto “Vila, lá” desta terça integrou as ações “CirandErê”, “EPOK” e “Sacyzada”. A proposta deste projeto é levar as ações da Vila Esperança até outras instituições de ensino. Ainda neste mês de outubro o projeto “Vila,lá” levou a Vila Esperança até Itumbiara e Buriti alegre com oficinas de Ori (Jogo Ayó, Mancala). No mesmo mês ocorreu as vivências de Ori e Estética Afro na Mostra de Igualde Racial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFG câmpus cidade de Goiás, onde ainda teve Roda de Capoeira e apresentação do Grupo de Jongo Malungos de Angola.