Grupo de Jongo Malungos de Angola participa de oficina formativa com o Jongo da Serrinha.
Nos dias 26 e 27 de maio 2018 o Grupo de Jongo Malungos de Angola, da Vila Esperança, viajou até Brasília para participar do Festival Matrizes. Um evento realizado no Riacho Fundo contando com oficinas, shows e lançamento de livros. Para as crianças, adolescentes e adultos de Goiás, foi uma oportunidade única. “Conhecemos o Grupo Cultural Jongo da Serrinha e fizemos oficina com a Lazir Sinval, uma pessoa que não tem como não se apaixonar ao vê-la falando da história do Jongo e ensinando os passos.” destacou Nathan, um dos integrantes do Grupo de Jongo Malungos de Angola.
Além da oficina, o grupo também participou da roda do Jongo do Cerrado e do Show do Jongo da Serrinha, tudo isso durante o sábado. Um dos momentos mais emocionantes do dia foi a presença da Tia Maria, durante a roda final da oficina com o Jongo da Serrinha. “Foi como se Tia Maria se materializasse na roda” relata Haroldo. Durante sua participação Tia Maria cantou emocionada vendo as crianças da Vila Esperança tocando os tambores. veja o vídeo:
.
Para o líder e orientador do grupo, Ronaldo Oliveira, “Ganhamos uma grande bagagem de vivências, conhecimentos e momentos lindos que com certeza marcaram o Grupo e que vai ficar na história do Malungos de Angola”. Ronaldo destacou a acolhida de Apoena e de todos do Jongo do Cerrado que deram as possibilidades para a participação com alimentação e hospedagem garantidas para todo o grupo. “Ficamos muito felizes de participar de mais esse momento cultural e histórico do Centro-Oeste” completou Ronaldo.
A primeira edição do Festival Matrizes apresentou uma programação repleta de artistas brasileiros que representam ritmos das músicas de matrizes rurais, indígenas e africanas. As manifestações culturais trazidas pelos pioneiros faz de Brasília uma terra de diversidade, da multiculturalidade, onde tradição e modernidade caminham juntas desde sua criação. O Matrizes levou ao Riacho Fundo, nos dias 26 e 27 de maio, dois dias de muita festa com apresentações de Jongo, Maracatu, Coco, Ciranda, Tambor de Crioula, Samba de Roda, Repente, além de oficinas formativas.
Texto extraído de facebook.com/festivalmatrizes Fotos: Davi Mello/Pareia – Comunicação e Cultura
Fotos de arquivo pessoal do Grupo:
Divulgação do Evento: