Crianças e adolescentes da Vila Esperança participaram de evento que teve como tema “Proteção Integral, diversidade e Enfrentamento as Violências”.
No dia 26/04 ocorreu na UEG a XI Conferência Regional da Criança e do Adolescente, com o tema “Proteção Integral, diversidade e Enfrentamento as Violências”. As crianças e adolescentes da Escola Pluricultural Odé Kayodê e Espaço Cultural Vila Esperança participaram em dois momentos: com sua fala e opiniões no GT 4 sobre Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; outro momento foi a apresentação do Maracatu no auditório da Universidade Estadual de Goiás.
Participaram do evento representantes dos municípios de Americano do Brasil, Arenópolis, Anicuns, Baliza, Bom Jardim de Goiás, Caiapônia, Diorama, Iporá, Israelândia, Jaupaci, Matrinchã, Mossamedes, Montes Claros de Goiás, Novas Crixas, Novo Brasil, Sanclerlândia, Santa Fé de Goiás.
Grupo de Trabalho
Participaram do GT 04 Maria Eduarda, Isaih e Yasmin representando a Escola Pluricultural Odé Kayodê e Rádio da Vila/YouTubers e Maya dos Anjos representando os adolescentes da Vila Esperança. Outros egressos da EPOK também estiveram no mesmo GT representando o Lyceu de Goyaz, Ayana Emos e os youtubers da Rádio da Vila Gabriel e Eloá. Maria Eduarda e Isaih falaram sobre garantia de direitos e a luta para se conquistar um bem social. Maya destacou que não é preciso dar voz às crianças, elas já tem voz, é necessário sim ouvi-las.
Apresentação de Maracatu
O Espaço Cultural Vila Esperança atua na cidade de Goiás há quase 30 anos, tendo como público prioritário crianças e adolescentes. Faz parte da proposta da Escola Pluricultural Odé Kayodê e das demais atividades educativas, artísticas e culturais, que a criança seja protagonista, que sua voz seja ouvida e que suas opiniões sejam respeitadas.
No projeto “Artes na Vila”, temos diariamente vivências de Rádio, Samba de Roda, Maculelê, Ciranda, Maracatu, Cine Vila, Oficina das Letras, Línguas Estrangeiras, Artes Plásticas, Circo, Teatro, Jongo, Capoeira Angola e Brinquedoteca. Essas atividades acontecem no período da tarde na Vila Esperança e são abertas a todas as crianças e adolescentes de nossa cidade.
A apresentação durante a XI Conferência Regional da Criança e do Adolescente faz parte dos estudos e vivências do Maracatu, e é fruto de pesquisas e do intercâmbio com mestres e fazedores de cultura de Pernambuco como o Grupo Pé no Chão de Recife.