No dia 01 de julho de 2019 recebemos Douglas e Alecksandra Sá do Quilombo afro-indígena Tiririca dos Crioulos do interior de Pernambuco. Os dois estiveram em Goiás para um intercâmbio com o Quilombo Alto Santana e também para conhecer as atividades culturais e educativas da Escola Pluricultural Odé Kayodê e Espaço Cultural Vila Esperança. Esta vinda foi possibilitada pelo contato com Larissa Isidoro “Aia” professora do IFG câmpus Cidade de Goiás.
Na Vila Esperança os representantes do Quilombo Tiririca dos Crioulos contaram um pouco de sua história, suas atividades culturais e religiosas e realizações como o museu do futebol. Ouviram também um pouco sobre as atividades da Vila Esperança. A troca, além de ocorrer por meio de um bate-papo, também teve muita comida com o tradicional pão de queijo goiano e a “cocadinha” que Douglas já avisa: “Não é feita com coco nem tem açúcar”.
No Quilombo da Vila Esperança o educador Ronaldo Oliveira promoveu uma vivência de Jongo. “Gostei muito! É algo que mexe com a gente, porque faz parte da nossa cultura, mesmo que a gente não conheça ainda” afirmou Alecksandra da comunidade Tiririca dos Crioulos.
Na Oca Poranga, na Aldeia da Vila Esperança, foi a vez de Douglas Bandeira promover uma roda de cantos tradicionais ao som dos maracás.