Mostra em forma de Mercado apresentou produções feitas a partir de estudos e vivências relacionadas à ancestralidade afro.
A semana do 20 de novembro na Escola Pluricultural Odé Kayodê foi de grandes realizações. Organizamos a semana em oficinas de Estética, Sabores africanos e afro-brasileiros (Culinária), Panô e Máscaras. A turma da educação infantil ficou com as Artes. As crianças do primeiro ao quinto ano exerceram mais uma vez a sua autonomia, escolhendo qual processo iriam participar. Vivenciaram estudos teóricos e experienciaram com todos os sentidos grandes aprendizagens. Por meio de cada temática escolhida foram também abordadas as questões raciais que fazem do nosso país um espaço de grandes desigualdades e injustiças. Tangenciada nas aprendizagens, o respeito às diferenças foi evocado.
Como forma de compartilhar as experiências de cada estudo realizamos, na sexta 22/11/19, o OJALAYÉ (mercado do mundo). As crianças prepararam os espaços de exposição e depois apresentaram as suas aprendizagens para o grupo do terceiro ano da Colégio de Aplicação, além da presença da Mãe Vera que veio acompanhada do Bábà Robson. Foi muito emocionante ver os olhos das crianças esperando ansiosas e nervosas os visitantes, mas isso não impediu que elas falassem e compartilhassem o que aprenderam. O desejo era de que as exposições fossem no quintal, mas por receio da chuva realizamos dentro da escola. Os estudantes do Colégio de Aplicação tiveram oportunidade de vivenciar uma oficina de Jongo e ainda aprender muitas coisas com as crianças da escola. Finalizamos com um pouquinho do samba de roda.
Ouça a cobertura feita pela Rádio da Vila:
VEJA TODAS AS FOTOS DA SEMANA EM NOSSO FACEBOOK CLICANDO AQUI