Notícias

Março de 2021

Em março trabalhamos o projeto Ancestralidade, mês da Mulher e o aniversário da Escola Pluricultural Odé Kayodê.

Ainda vivemos tempos de grandes desafios, a pandemia continua e infelizmente crescente no Brasil. O nosso cuidado com a vida tem sido mais atento ainda. Continuamos com as atividades de forma não presencial, mas isso não quer dizer sem presenças. A tecnologia tem assumido e nos proporcionado essas presenças e encontros com segurança.

Assim, seguindo as concepções que fundamentam nossa prática tivemos nesse mês a realização do projeto Ancestralidade, reflexões sobre o dia internacional da mulher e o aniversário da escola. O mês de março foi bem movimentado com diversas atividades como troca de cartas, convidados especiais e muita arte. No mês da mulher reverenciamos o poder feminino com estudos específicos sobre algumas referências como Mãe Stella, Marielle Franco e Frida Kahlo.

Começamos com o Mito iorubá da criação contado por Robson Max, Babalorixá, Antropólogo e fundador da Vila Esperança. Ouvindo este Mito, por meio do vídeo (clique aqui para assistir), as crianças conheceram um pouco mais da Orixá Nanã e o seu papel fundamental na origem das pessoas com o seu barro ancestral. Robson também recebeu e respondeu as cartas das crianças com perguntas sobre a história da Vila Esperança, sobre Mãe Stella e sobre a inauguração da Escola Pluricultural Odé Kayodê que no dia 11 deste mês completou 19 anos de sua institucionalização. Em homenagem ao aniversário da escola as crianças escreveram lindas cartinhas dando os parabéns e contando um pouco de suas lembranças felizes que foram despertadas por objetos da escola os quais elas receberam junto com as atividades impressas. No dia do aniversário da Odé Kayodê as crianças também receberam doces e uma cartinha especial escrita pelo Tio Robson.

Nas oficinas de Brincarte foram trabalhados o barro de Nanã, autorretratos inspirados na história e na arte da pintora mexicana Frida Kahlo e também outras formas de auto representação como a caricatura.

Outra mulher importante destacada este mês foi Mariele Franco, socióloga e política brasileira reconhecida internacionalmente por sua luta em defesa dos direitos da população LGBTI e das mulheres pretas e faveladas. As crianças também conversaram com uma Marielle, que assim como sua homônima, é uma mulher preta da luta. Marielle Soares é enfermeira na cidade de Goiás e está na linha de frente do enfrentamento à Covid-19 atuando na UTI. Sua fala foi no sentido de conscientização das crianças e familiares para os cuidados no enfrentamento ao coronavírus diante do momento crítico de ocupação total dos leitos hospitalares na cidade de Goiás. Em outros momentos as crianças também estudaram sobre como combater o Aedes Aegypti devido ao grande número de casos de dengue no município.

Projeto Ancestralidade

O mês de março na Vila Esperança marca um tempo especial dedicado ao conhecimento de nossas raízes, de construir nossa árvore genealógica, pensar o eu, o antes e o depois. Segundo Robson Max “na Vila, em sua Escola Pluricultural Odé Kayodê, o ano só começa depois das bençãos dos avós. Nossos avós são o elo mais próximo da ancestralidade”. Dentro dos estudos do Projeto Ancestralidade foi proposto a escrita de cartas para os avós e também a produção de textos com base em objetos de memória das famílias de cada criança, objetos que remetem a lembranças de pais e avós. Como resultado desta produção é lançado um livro no formato e-book intitulado: “Um livro de memórias chamado Esperança”. Leia mais e faça o download do livro clicando aqui.

Comments are closed.

Powered by: Wordpress