Notícias

Agosto 2021

Em agosto as crianças da Escola Pluricultural Odé Kayodê vivenciaram os estudos dos saberes populares

Começamos o mês de agosto propondo uma atenção especial ao que nos rodeia, ao que nos é próximo e o que nos provoca a proximidade. O som foi o escolhido para dar concretude à esse estado de atenção e observação. E o nosso pontapé inicial foi o filme “O melhor som do mundo” que narra a história de uma criança na observação e catalogação do sons do dia a dia, até que ela resolve sair em busca do melhor som do mundo e se surpreende ao se dar conta de que sua família produz os melhores sons do mundo, os sons individuais ilustram os momentos partilhados com essas pessoas tão próximas e comuns. Tivemos um encontro com o pai do estudante Eufrates, o professor Guilherme Martins que é pesquisador na área sonora, momento em que as crianças pudemos ouvir questões técnicas, filosóficas e mitológicas sobre o som.

De ouvidos abertos nos encaminhamos para os estudos das tradições populares. A proposta foi pensar nossas tradições com enfoque no meio ambiente, nos contos populares e nos saberes e fazeres próprios da cidade Goiás. Projetar personagens populares, que nos afetam, nos emocionam e nos intrigam, na realidade atual do Cerrado, em especial, e no meio ambiente como um todo, mostra-se uma importante ferramenta de aproximação afetiva, simbólica e concreta com a sensibilização para a construção de uma sociedade que valorize cada vez mais a cultura e a ecologia.

Quem conta um conto, aumenta um ponto… e quantos pontos foram possíveis nesse tempo. Desde a “Procissão das Almas”, na versão vilaboense, até “Tereza bicuda” de Jaraguá foram muitos os pontos que as crianças aumentaram. No Cine Vila o filme “Pequenas histórias” nos mostrou outros pontos para acrescentar, recontar, ilustrar e refletir. Como tratamos as pessoas a nossa volta? Como encaramos nossos medos individuais e coletivos? Que valor damos a nossos compromissos e palavras? Como devemos nos portar diante do mundo? Esses são alguns dos questionamentos oportunizados por materiais como o filme citado.

Comments are closed.

Powered by: Wordpress