Notícias

Setembro 2021

O mês de setembro de 2021 foi de Poesia na Odé Kayodê / Vila Esperança

Com a poesias e histórias de Cora Coralina iniciamos o mês de setembro. Juntando tradições populares e poesia seguimos para o projeto “Poesia da Vila, Vila da Poesia” nos propondo a pensar a poesias a partir dos sentidos. A turma das Ararinhas explorou o olhar e os sentimentos que brotam por meio dele como a saudade de estar presencialmente na Escola Pluricultural Odé Kayodê. A poética do olhar também esteve presente nas oficinas de fotografia e cinema propostas pelo educador Elivan.

A turma Pica-pau poetizou sobre o tato, estudando pessoas da cidade e como elas utilizam as mãos para produzir arte, como as ceramistas e poetas populares. O poema “Estas mãos” de Cora Coralina foi a inspiração para pensar e realizar leituras sobre as pessoas a partir de suas mãos. Nesse processo foram feitas experiências de observação de mão diversas e seus fazeres. Cada criança escolheu um fazedor de cultura e de tradições para entrevistar e perguntar sobre as histórias de suas mãos. Com esse trabalho foram escritos poemas que contam sobre os entrevistados e seus ofícios. Poesias sobre mão bordadeiras, sobre mão escultoras, sobre mãos pintoras, mãos modeladoras de barro, mãos cozinheiras e mãos costureiras.

Os poemas realizados pelas crianças das turmas Tucano, Pica-Pau e Arara-Vermelha compõem o e-book de Poesias da Vila 2021.

Comments are closed.

Powered by: Wordpress