Notícias

Estudos da América Latina

Projeto teve sua culminância com uma noite de apresentações artísticas na Praça do Sol

O mês de junho foi muito especial na Escola Pluricultural Odé Kayodê no Espaço Cultural Vila Esperança. Vivemos um tempo de estudos sobre a América Latina com muito sentido, envolvimento, arte, comida e compromisso de todos. Passeamos pelos países latinos e vimos um pedacinho das suas histórias, dos seus povos e das suas lutas, tão parecidas com as nossas. Conversamos sobre os povos que habitaram essas terras muito antes da chegada dos europeus, conhecemos vozes latinas tão potentes como Mercedes Sosa e Ney Matogrosso, estudamos sobre os muralismos do México, comemos arepas colombianas e nos preparamos muito com ensaios para a nossa socialização com as famílias. Tudo isso com muitas imagens, textos, videos. histórias e escutas.

No dia 29 de junho de 2022 tivemos a nossa festa de culminância do Projeto. Foi uma noite bonita, de muita emoção em que as crianças apresentaram uma América Latina de muitas belezas, cores e sabores. Um grupo de passarinhos artistas sobrevoando essa América Latina e trazendo ventos de esperança que balançam as folhas da palmeira e agora, da nossa Whipala, plantada na Praça do Sol aqui, na Escola Pluricultural Odé Kayodê, à beira do rio Vermelho, cidade de Goiás, no coração do maior país da América Latina. Texto: Fernando e Elivan

AMÉRICA LATINA NA VILA. A VILA NA AMÉRICA LATINA. por Robson Max

Vila Esperança nasceu a partir das contra celebrações pelos 500 anos do “descobrimento” da América. Seria mais correto dizer encobrimento, não é?

A Vila tem em seu espaço referências às grandes civilizações pré-colombianas no “Teatro Território Livre”, construído e decorado com elementos indígenas Maias e Astecas. A “Coricancha” lembra os Incas com elementos da cultura dos povos andinos.

Tem ainda a porta do Sol e da Lua, que dá acesso ao Caminho dos Ancestrais, com colunas e máscaras simbólicas, que liga à praça do Tempo e ao Círculo do Fogo, no sentido Oeste-Leste.

Teatro Território Livre: é um espaço cercado por paredes coloridas e decoradas com máscaras e símbolos indígenas. Uma grande escadaria de pedras, tendo ao Sul, uma construção de pedras representando a Chuva e o Céu, alusão ao tempo e à fertilidade. Inspirada nas pirâmides Astecas no atual México.

A Whipala

Whipala significa “triunfo que ondula ao vento”, na língua aimará. É considerada um símbolo da presença povos nativos de Abya Ayla (América). Seu uso e existência se difundiram em todo o território latino-americano, sendo considerada também uma bandeira da diversidade e da resistência.

Comments are closed.

Powered by: Wordpress