Elivan e Bento da Vila Esperança estão representando o Estado de Goiás na 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente que ocorre em Brasília entre os dias 02 e 04 de abril de 2024.
Iniciativa do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (SNDCA/MDHC), a 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente promove ampla mobilização social nas esferas municipal, estadual, distrital e nacional, com o intuito de refletir e avaliar os reflexos da pandemia de covid-19 na vida de crianças, adolescentes e famílias. E ainda, pensar ações para garantir o pleno acesso de crianças e adolescentes às políticas sociais, refletir sobre as dificuldades vivenciadas pela rede de promoção, proteção e defesa dos direitos para o enfrentamento das violações a crianças e adolescentes.
A conferência contou com as participações do Ministro Silvio Almeida e do Presidente Lula. Lula defendeu o direito à indignação diante das injustiças contra crianças e adolescentes.
Em seu discurso, o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, ressaltou a importância da participação política infantojuvenil. “Foi a política que concebeu a infância e a juventude que hoje celebramos, que têm os direitos que podem ser reivindicados e a capacidade de participação social direta como uma de suas principais características. Então, meu recado aqui é: nunca abandonem a dimensão política da vida”, afirmou.
“Essa conferência é um ato político e como todo ato político é um ato de renovação, de refundação, de reinvenção dos nossos grandes sonhos, dos maiores sonhos que nós podemos cultivar enquanto humanidade. É justamente de um ato político que nasceu o Estatuto da Criança e do Adolescente, que surgiu o artigo 227 da Constituição Federal, que o presidente Lula como constituinte ajudou a escrever”, completou o ministro.
Texto.fontes: Jornal do Brasil e Gov.br