Oficina on-line explora a criação de trajes de cena com participantes de todo o Brasil.
Na noite de ontem, 25 de setembro de 2024, a oficina “Trajes de cena do projeto Circo K: Imaginário e repertório no processo de criação”, ministrada por Ana Kühl, reuniu crianças, educadores e participantes de diferentes regiões do Brasil em uma experiência criativa e interativa. O evento, realizado pela Biblioteca Multicultural Obá Biyi, aconteceu de forma on-line, às 19h, com transmissão ao vivo pelo link do Google Meet.
Crianças e educadores da Vila Esperança participaram diretamente da Casa da Lua, enquanto outros participantes se conectaram de suas casas em várias partes do país. A oficina, que faz parte das atividades culturais promovidas pela Vila Esperança, abordou o imaginário e o repertório que permeiam o processo criativo de figurinos para espetáculos de circo, oferecendo aos participantes uma oportunidade de explorar aspectos técnicos e artísticos da criação de trajes.
Resumo da oficina:
A proposta é ilustrar o encontro de gerações que ocorreu durante o processo de criação de figurinos para o projeto Circo K, que ocorreu em Campinas SP, promovido pelos grupos Matula Teatro e Boa Companhia. A docente dessa exposição foi figurinista e produtora desse projeto. A criação desse figurino envolveu trajes de segunda mão, trajes de espetáculos que já existiam e trajes confeccionados para aquela ocasião, sendo um momento em que diversos tipos de processo de criação convergiram para a execução desse projeto que ocorreu sob uma lona de circo, durante três noites, sendo a primeira Um Artista da Fome, a segunda noite o espetáculo Na Galeria, e por fim o espetáculo Gran Circo Máximo, que na época integrava o repertório do Grupo Matula Teatro. Essa exposição compartilha saberes que este processo trouxe, e muito do que foi trazido pela equipe do projeto e de suas vivências.