No dia 8 de outubro de 2024, o Grupo de Teatro de Crianças da Vila Esperança, composto por estudantes da Escola Pluricultural Odé Kayodê e crianças egressas, subiu ao palco do Teatro São Joaquim , na Cidade de Goiás, para abrir o XII Congresso de Ensino , Pesquisa, Extensão e Cultura (CONEPEC 2024) . As crianças apresentaram o espetáculo “Oxotocanxoxô: o caçador de uma flecha só” , encantando o público com uma encenação que celebra a sabedoria ancestral dos povos iorubás.
A peça conta a história de como Oxotocanxoxô ficou conhecido como Oxóssi , o orixá caçador. Os elementos simbólicos, como figurinos, núcleos, objetos de cena e cenários, transportaram os espectadores ao universo iorubá, valorizando as raízes africanas que fazem parte da história e da cultura brasileiras.
A encenação é especialmente relevante para a Vila Esperança, pois conecta-se diretamente com o nome da Escola Pluricultural Odé Kayodê , inspirada em Mãe Stella de Oxóssi , uma grande referência de sabedoria, flexibilidade e firmeza. O Mito de Oxóssi nos ensina o valor de se adaptar às situações sem perder o foco nos objetivos, uma lição de vida também refletida na história de Mãe Stella.
Outro aspecto marcante da peça é a valorização da Mãe Terra e a responsabilidade no uso sustentável dos recursos naturais. Esses ensinamentos, essenciais na sociedade iorubá, ecoam com urgência nos dias de hoje, convidando à reflexão sobre o cuidado com o planeta.
A peça foi concebida e dirigida pelo educador Fernando Serafim , que liderou o Grupo de Teatro da Vila Esperança. A escolha do Mito de Oxotocanxoxô surgiu no ano passado como desejo das próprias crianças, a maioria do 5º ano da Escola Pluricultural Odé Kayodê, que se conectaram com a história e com os valores plurais e antirracistas que são cultivados na Vila.
O CONEPEC 2024 , promovido pela Universidade Federal de Goiás (UFG), teve como tema “A terra dá, a terra quer: territorialidades plurais”. O evento propõe a discussão sobre a terra como um território coletivo e plural, inspirado no livro homônimo de Antônio Bispo dos Santos (Nêgo Bispo), um importante líder quilombola que critica a visão colonialista da terra como privilégio de poucos.
Com essa apresentação, o Grupo de Teatro de Crianças da Vila Esperança reafirma seu compromisso com uma educação plural e transformadora, que valorize as culturas ancestrais e promova uma sociedade mais justa e inclusiva.
Cio da Terra
No dia 10 de outubro o Grupo de Teatro retornou ao palco do Teatro São Joaquim para apresentar o “Cio da Terra”, também como parte da programação do CONEPEC 2024.